Programação Orientada a Obejtos utilizando C++

Marcelo Prado (PET SI) e Igor Gomes
Ministrado por:
Descrição do Minicurso :

Atualmente, Orientação a Obejtos é o paradigma mais utilizado para o desenvolvimento de sistemas e é seguido por diversas linguagens como Java, C#, C++ entre outras.

A linguagem C++ foi escolhida para colocar em prática os conceitos de POO, pois ela foi derivada do C que é geralmente ensinada nos cursos de TI nas disciplinas de introdução a programação de computadores. Dessa forma, fica mais fácil a interação dos alunos com as atividades durante o minicurso, concentrando o foco principalmente nos conceitos de orientação a objetos.

Esse minicurso é destinado aos iniciantes em programação, que tenham conhecimentos básicos de raciocínio lógico e conheçam C ou alguma outra linguagem.

Nesse treinamento serão explicados os conceitos básicos de POO, dentre os quais estão: origem da POO, evolução dos paradigmas de programação, classes e objetos, encapsulamento, sobrecarga e sobreposição e, por fim, herança.

Em cada conceito terão exercícios que serão complementados ao longo do minicurso, para que no final possa ser desenvolvido um projeto utilizando tudo o que foi visto. Será disponibilizado também um material de apoio, incluindo projetos desenvolvidos pelos ministrantes.